Tour Virtual 3D e 360º, mudanças positivas para o mercado imobiliário

A tecnologia permite aos interessados visualizar o imóvel sem precisar sair de casa.

Cada vez mais a tecnologia nos apresenta novidades que trazem benefícios. Isso não é diferente no caso do mercado imobiliário, que pode inclusive aproveitar WhatsApp Business, tendências de marketing digital e até mesmo os tours virtuais.

Fonte: https://www.isratec.com.br/visita-virtual-o-que-e-como-funciona-para-imobiliarias-restaurantes-e-lojas/

Através dos óculos de realidade virtual, é possível se sentir como se estivesse visitando outro lugar. Tudo parece real, como se a pessoa pudesse estar naquele local. Há vídeos muito interessantes de viagens e porque não trazer isso para as imobiliárias?

Quantas vezes um cliente ocupado já lhe disse que adoraria ver um determinado imóvel – principalmente os decorados – porém, devido a sua rotina corrida, nunca consegue agendar esta visita? Se você contasse com o tour virtual 3D e 360º poderia permitir a este cliente visitar o imóvel sem precisar sair da casa dele – ou da sua imobiliária.

O Tour 3D e 360 só pode acontecer presencialmente?

Apesar de interessante, muitas imobiliárias se questionam se podem usar a tecnologia do tour virtual apenas presencialmente, quando o cliente visita a imobiliária, vai até o plantão de vendas ou quando estão participando de alguma feira do mercado imobiliário.

A resposta é não. Você pode realizar o tour virtual também em seu site, permitindo que usuários que chegam até a página naveguem por fotos e vídeos 360 e possam descobrir, do conforto de seus lares, como é o imóvel que tanto desejam. Inclusive, se ainda não faz isso, o melhor é trazer esta tecnologia para seu site o quanto antes.

Presencialmente a experiência pode se tornar mais real, já que o uso dos óculos de realidade virtual faz com que a pessoa se sinta no lugar que está sendo apresentado. Além do vídeo, há a possibilidade de incluir um áudio, quase como se estivesse proporcionando um tour guiado dentro de um imóvel.

De qualquer maneira, não há motivos para ignorar a tendência e não a aplicar ao menos no site da imobiliária.

Mesmo através de um computador ou celular, a experiência de ver um imóvel em uma foto ou vídeo 360º é totalmente diferente daquela que se tem em um material em 2D. E pode acabar se tornando um fator decisivo de compra e algo que faz com que você esteja a frente dos concorrentes.

Imóveis prontos e projetos

Quem compra um imóvel na planta geralmente tem apenas uma ideia de como vai ficar sua casa ou apartamento depois de pronto. A pessoa interessada conhece o projeto e o visualiza em um computador. Agora, com a realidade virtual isso pode ir mais além.

O que significa dizer que tour 3D ou 360º não é válido apenas para imóveis que já estão prontos. Você pode dar a chance de um cliente interessado em imóveis na planta conhecer o projeto final, mesmo que feito no computador, mas com a sensação de estar dentro de sua nova casa.

Além de permitir isso no portal da imobiliária, é possível também trazer esse tour em um aplicativo para celular, para que as pessoas tenham uma ideia melhor do que as espera.

Tour virtual ajuda a reduzir curiosos e expectativas

Quando falamos de imóveis de alto padrão, é natural que algumas pessoas tenham apenas curiosidade de saber como são por dentro. Não há real interesse na compra, porém, elas podem acionar uma imobiliária apenas com o intuito de conhecer o espaço.

Com isso, há perda de tempo (e incômodo) tanto do proprietário quanto da imobiliária, já que, ao final da visita, aquela pessoa não pretende retornar para fechar negócio.

Se existe o tour virtual, já há redução no número de curiosos, que podem satisfazer essa vontade de estar dentro de um imóvel de alto padrão através do seu site.

Quanto as expectativas, a tecnologia também pode ajudar a reduzi-las e fazer com que os clientes vejam uma casa ou apartamento como realmente é, sem fantasiar muitas coisas. É muito útil nos casos dos imóveis na planta, já que, por mais que seja apresentada ao projeto 2D, a pessoa pode visualizar uma coisa e receber outra.

Com o tour 3D ou 360, mesmo que seja uma animação, o futuro proprietário já consegue entender melhor como será sua casa. Por dentro e por fora.

Lançamentos imobiliários

Algo que já ficou claro e que muitas imobiliárias têm percebido é que ao fazer o lançamento de imóveis, é importante trazer algo diferente, que atraia as pessoas e faça com que desejem fechar negócio com a sua empresa.

Como dito anteriormente, se este lançamento ocorre em uma feira de eventos, por exemplo, há a possibilidade de contar com os óculos de realidade virtual e permitir que as pessoas se sintam dentro daquele apartamento ou casa. A ideia é que isso funcione não apenas nos imóveis na planta, mas também nos prontos para morar.

Outra ideia que pode funcionar bem é levar esta experiência para o momento em que ocorre o contato com o corretor, no plantão de vendas. Aqui, é claro, nos casos de apartamentos ou casas que ainda estão em construção e serão comprados na planta.

A pessoa chega ao local, conversa com o corretor e tem a oportunidade de estar dentro do imóvel, mesmo que apenas em uma realidade virtual. Pode parecer algo bobo, mas ao final, decisivo para a compra.

Locação de imóveis de temporada

À primeira vista o tour virtual parece mais indicado para os imóveis que estão à venda. Porém, você também pode trazer esta experiência em casas ou apartamentos para alugar, principalmente aqueles oferecidos nas praias e regiões turísticas, em épocas de temporada.

Como a ideia é alugar um imóvel que está em outra cidade, ao permitir que o interessado conheça o local em uma experiência 360º ou 3D, você economiza tempo e aumenta as chances de fechar negócio na hora.

Afinal, se não existe a possibilidade de usar o tour virtual, é necessário agendar uma visita em outra cidade, o que pode fazer com que aquele cliente em potencial acabe decidindo alugar com outra imobiliária.

Assim, proporcione a experiência de entrar dentro do imóvel sem necessariamente estar lá fisicamente. A pessoa pode fazer isso em seu site, ou marcar um horário com o corretor e vivenciar o momento com o uso dos óculos de realidade virtual.

Deixe o seu comentário